segunda-feira, 8 de maio de 2017

Apac convida para audiências sobre cobrança pelo uso da água em Pernambuco


De amanhã até próxima semana, cinco audiências públicas estarão sendo promovidas pela Agência Pernambucana de Águas e Clima em diferentes regiões do Estado de Pernambuco

Por Wagner Aguiar
Representante de Pernambuco no PNJA

Um dos importantes instrumentos para a gestão das águas é a COBRANÇA pelo uso. De acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos, os principais objetivos desse instrumento são: reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor; incentivar a racionalização do uso da água; e, obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), muitos Estados ainda não implantaram a cobrança pelo uso da água em suas bacias estaduais. É o caso de Pernambuco, que possui 13 bacias hidrográficas estaduais, parte delas contempladas em função de serem sub-bacias do rio São Francisco (confira a situação atual de demais estados do Nordeste e de outras regiões do País).

Fique atento(a) às datas e locais das audiências:

Programe-se e participe da audiência que ocorrerá mais próximo ao seu município. Independentemente de ser um usuário ou não, sua OPINIÃO é muito importante para uma gestão mais democrática e ambientalmente justa das nossas águas. Afinal de contas, cada região do nosso Estado tem particularidades que só nós, que somos da Zona da Mata, do Agreste ou do Sertão, conhecemos e entendemos.

Aproveite para antes ficar mais por dentro do assunto, conferindo o vídeo explicativo da ANA. E claro, não esqueça de colaborar conosco na divulgação deste informe.
 
Acesse AQUI a programação.

Um comentário:

  1. Em tempo:Apac convida para consultas públicas sobre cobrança pelo uso da agua em Pernambuco.

    ResponderExcluir