sexta-feira, 31 de março de 2017

Turismo sustentável é o tema do V Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente

Mas, o que o turismo sustentável tem a ver com a água? Venha conosco explorar essa e outras conexões nos dias 30 e 31 de maio.


Por Wagner Aguiar 
Representante de Pernambuco no PNJA

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), o turismo está entre os principais usos da água no Brasil, tendo a Amazônia, o Pantanal, os Lençois Maranhenses e a Costa Nordestina como grandes atrativos nacionais e internacionais. Na Região Nordeste, além do turismo de sol e de praia, outras práticas tem despertado o interesse público e privado para regiões interioranas, como o turismo rural, o turismo de aventura, o turismo náutico e o ecoturismo. Do Litoral ao Sertão, a água é um fator-chave para o desenvolvimento do turismo.
Como toda atividade antrópica, o turismo também gera impactos ambientais negativos, capazes de serem prevenidos, corrigidos ou mitigados, a fim de que sua sustentabilidade seja assegurada nas múltiplas dimensões do desenvolvimento (ecológica, social, econômica, cultural, espacial e política).
Nesse contexto e em sintonia com a Organização das Nações Unidas (ONU), o V Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE convida toda a sociedade pernambucana e nordestina a debater perspectivas e desafios para o turismo sustentável. É um espaço aberto ao diálogo multi e interdisciplinar, destinado à discussão de temas relevantes ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como à proposição, à implementação e ao aperfeiçoamento de políticas públicas.
Acesse, curta e divulgue a página do V EDMA. Lá você terá mais informações sobre as atividades e os palestrantes do evento. IMPORTANTE: trabalhos devem ser enviados até o dia 20 de abril (confira as normas e prepare já o seu resumo).
Maiores informações: secretariavedma@gmail.com.




Nenhum comentário:

Postar um comentário