sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

3 de dezembro: DIA MUNDIAL DO COMBATE AO USO DO AGROTÓXICO

Combate ao uso dos agrotóxicos: uma mobilização necessária à sustentabilidade na conservação, no acesso e no uso das águas.

Embalagem de agrotóxico em rio de Teresópolis (Fonte: O Globo)
Por Wagner Aguiar e Sarah Cabral
Representantes pernambucanos do PNJA

No dia 3 de dezembro de 1984, o mundo testemunhou uma das maiores tragédias ambientais da história da humanidade, conhecida popularmente como o "Acidente de Bhopal". Segundo a narrativa do blog "Diário de um Bombeiro Civil", na noite entre dois e três de dezembro de 1984, cerca de 40 toneladas de metil isocianato e outros gases letais vazaram da fábrica de agrotóxicos da Union Carbide Corporation, em Bhopal, Índia, provocando a morte  de uma população estimada entre 3,5 e 7,5 mil em decorrência da exposição direta aos gases, ainda que outras fontes cheguem a mencionar que o número foi superior a 22 mil ao decorrer dos anos seguintes. Esse foi o marco para que o dia 3 de dezembro fosse memorado como o DIA MUNDIAL DO COMBATE AO USO DO AGROTÓXICO.

De acordo com o Plano Nacional de Recursos Hídricos, o uso do agrotóxico está entre as principais fontes de poluição hídrica no Brasil. No ano de 2005, a região Sul foi a que mais registrou casos de poluição hídrica provocados por uso de agrotóxico (63% dos municípios), seguida da região Centro-oeste com a participação de 46% dos municípios. No Nordeste, o uso de agrotóxico foi a terceira fonte mais poluidora de corpos hídricos, sendo os casos evidenciados em 38% dos municípios da região. Na mesma direção, dados do IBGE apontaram os agrotóxicos como a segunda maior fonte de contaminação hídrica, segundo matéria publicada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Dessa forma, a contaminação por agrotóxico altera significativamente a qualidade da água disponível para o consumo humano, para a dessedentação animal e para tantos outros usos, a exemplo das atividades ligadas à produção de alimentos, como a agricultura. Logo, dizer NÃO à produção e ao consumo de contaminados por AGROTÓXICOS significa dizer SIM à água de boa qualidade e à VIDA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário