terça-feira, 7 de junho de 2016

Estatuto da Juventude foi tema de debate na comemoração ao Dia do Meio Ambiente em Pernambuco

PNJA vivencia a Semana do Meio Ambiente em Pernambuco, com debate sobre o Estatuto da Juventude


Por Wagner Aguiar e Sarah Cabral
Jovens Parlamentares pela Água (PNJA/ABRH)
Fotos: GEPES/UFRPE


No dia 6 de junho de 2016, jovens ligados a universidades, movimentos e coletivos, além de profissionais da área educacional e ambiental, vivenciaram o Seminário “O direito dos jovens ao ambiente: o que mudou com o Estatuto da Juventude?”, promovido pelo Parlamento Nacional da Juventude pela Água em conjunto com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/UFRPE) e a Associação Águas do Nordeste(ANE). A mesa de abertura contou com a participação da Profa. Carmen Farias, coordenadora do GEPES/UFRPE; do Prof. Ricardo Braga, presidente da ANE; e de Sarah Cabral, jovem parlamentar pela água representante de Pernambuco. Na ocasião, foram dadas as boas-vindas aos participantes, assim como abordada a importância da temática do evento e a necessidade da mobilização dos jovens diante das problemáticas ambientais.


Mesa de abertura dos trabalhos do seminário

O evento contou com a participação dos/as convidados/as: Angela Cristina Pascaretta Gallo, vice-presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-PE) e conselheira estadual de meio ambiente; Selton Lucas França da Silva, parlamentar jovem do Recife e articulador nacional dos coletivos jovens de meio ambiente; e, Tarcísio Augusto Alves da Silva, professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRPE e coordenador do Núcleo de Estudos Educação, Sociedade e Meio Ambiente(NESMA/UFRPE). A Profa. Angela Gallo fez uma abordagem em torno dos desafios colocados para as políticas de educação ambiental, destacando o empenho da CIEA-PE enquanto órgão assessor na formulação e implementação de políticas e ações de no estado de Pernambuco.
Palestra proferida pela vice-presidente da CIEA-PE, Profa. Angela Gallo (SEDUC-PE)
Na sequência, o parlamentar Selton França abordou o Estatuto da Juventude e a necessidade da implementação desse instrumento para a garantia efetiva dos direitos dos jovens ao meio ambiente, e da participação na elaboração e execução de políticas públicas ambientais. Relatou a experiência acumulada junto aos coletivos jovens de meio ambiente, ressaltando a importância incentivo aos coletivos e redes juvenis para um maior engajamento dos jovens com as questões ambientais. Na mesma direção, o Prof. Tarcísio Alves discutiu os avanços representados pelo Estatuto para as juventudes brasileiras, socializando resultados de uma pesquisa realizada sob sua coordenação, que sinalizam uma ausência expressiva de conhecimento e engajamento, das gerações mais recentes, em discussões e práticas relacionadas aos problemas ambientais do cotidiano.

Parlamentar Selton França divulgando campanha do Fórum das Juventudes Pernambucanas (Fojupe)
Palestra sendo proferida pelo Prof. Tarcísio Alves (NESMA/UFRPE)

Após as palestras, foi formada uma mesa-redonda com os expositores, coordenada por Wagner Aguiar, jovem parlamentar pela água. Na ocasião, os participantes interagiram com os convidados, socializando questionamentos, reflexões e relatos de experiência que, de uma forma geral, possibilitaram um diálogo formativo em atendimento às expectativas do evento. 
Mesa-redonda coordenada por Wagner Aguiar (PNJA/ABRH)

Seguem alguns registros da participação do público presente              
              



Confira outros registros na nossa página do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário