terça-feira, 22 de março de 2016

Participe da revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos (Prioridades 2016-2020)


Direito da juventude à água se garante com a participação!!!

Olá! Sabia que você pode participar de algo que vai atingir todos os brasileiros sem precisar sair da cadeira? Pois é! Participe já da consulta pública para as alterações no Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).

Criado no ano de 2006, através da Resolução CNRH nº 58 de 30 de janeiro de 2006, o PNRH estabelece prioridades relacionadas à gestão das águas no Brasil, orientando as ações do governo nos âmbitos federal e estadual. Isso quer dizer que ele é um instrumento muito importante na promoção de políticas públicas para o acesso e o uso sustentável das nossas águas.

A cada quatro anos, o PNRH é revisado, a fim de que suas prioridades e orientações sejam adaptadas às necessidades e aos desafios do tempo presente. Ou seja, os nossos gestores precisam de ajuda para saber como estão tratando a água pelo país e, por isso, nós precisamos ajuda-los. Isso faz com que o PNRH seja um instrumento dinâmico e flexível, aberto a sugestões e alterações necessárias.

Certo, você já entendeu a importância dessas alterações, mas ainda não sabe o que informar? Bom, é necessário contribuir com a atualização das prioridades do plano, oferecendo informações e opiniões sobre a situação das águas nos municípios e nas bacias hidrográficas. Afinal, somos nós que convivemos diariamente com as nossas águas, sabemos quais são as necessidades mais importantes, não é verdade?

Como podemos participar e contribuir?

É muito simples. O primeiro passo é acessarmos o endereço: www.participa.br/recursoshidricos.

Nesta página, podemos visualizar dois tipos de formulário: um para os representantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SINGREH (representantes de governos e de órgãos gestores), e outro para representantes da SOCIEDADE CIVIL. É neste último que clicamos e inserimos as informações solicitadas.

O preenchimento é fácil de ser feito, o que não quer dizer que podemos responder de qualquer forma. As respostas que fornecemos são valiosas, pois estamos tratando de um tema de interesse público, de um bem comum.

Portanto, é importante conhecermos um pouco PNRH, através do recente PNRH 2011-2015 (http://www.mma.gov.br/estruturas/161/_publicacao/161_publicacao16032012065259.pdf) e, com a ajuda do manual orientador da revisão das prioridades (http://www.participa.br/articles/public/0018/6355/Cartilha_Consulta_P_blica_Menor-web.pdf), qualificar melhor a nossa participação e a nossa contribuição.

Colabore conosco, incentivando outros jovens a conhecer o PNRH e participar dessa consulta pública.

Juntos, nós podemos mudar muita coisa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário