quinta-feira, 7 de abril de 2016

"Água como direito das juventudes" foi tema de debate promovido pelo PNJA com jovens acadêmicos da UFPE

A participação juvenil na gestão das águas se realiza com a consciência dos nossos direitos e deveres

No último dia 31 de março, cerca de 40 jovens da graduação e da pós-graduação vivenciaram a mesa-redonda "Água como direito das juventudes" durante o III Encontro de Diálogos do Lapiga, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFPE) e pelo Parlamento Nacional da Juventude pela Água, coletivo jovem vinculado a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH). Uma das razões do tema partiu da necessidade mobilizar os jovens para o cuidado com as águas, como estimulá-los a participar da consulta pública de revisão das prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos 2016-2020.

Jovens participantes do III Encontro de Diálogos do Lapiga.
O evento foi aberto com a leitura da Carta do Movimento Nacional da Juventude pela Água, pela engenheira civil e Parlamentar Jovem pela Água, Sarah Cabral. Em seguida, foi realizada uma palestra por Wagner Aguiar, mestrando do Prodema e Parlamentar Jovem pela Água, que abordou a água como direito humano e destacou o direito de participação das juventudes nos espaços de gestão colegiada dos recursos hídricos, salientando o papel dos órgãos governamentais na garantia do direito do jovem à sustentabilidade e ao meio ambiente, conforme o Estatuto da Juventude. 

Jovem Parlamentar pela Água, Sarah Cabral, lendo a carta de lançamento do Movimento Nacional da Juventude pela Água.

Jovem Parlamentar pela Água, Wagner Aguiar, fazendo exposição sobre o tema da mesa.

A mesa teve como segundo debatedor o professor Ricardo Braga, integrante do Grupo de Recursos Hídricos da UFPE e presidente da Associação Águas do Nordeste (ANE). O professor Braga abordou o panorama da gestão dos recursos hídricos em Pernambuco, enfatizando os desafios inerentes aos conflitos pelo acesso à água e ao alcance da sustentabilidade hidroambiental. O público jovem participou através de questionamentos e comentários lançados à mesa coordenada pela professora Vanice Selva, coordenadora do Lapiga. O evento finalizou com a exposição do clipe "Minas em Mar", que tematiza a tragédia vivenciada em Mariana.

Composição da mesa-redonda, com a presença do Prof. Ricardo Braga, presidente da ANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário